Bebês e seus joelhos

Como todos um dia estivemos, os bebês estão na fase de aprender a andar. No geral, eles começam a ficar de pé entre seis e 10 meses. Ainda nesse período, poderão dar os primeiros passinhos com a ajuda, o que provavelmente deverá ocorrer até os 13 meses. Após os 14 meses, a maioria já caminha sozinha, ainda que apresentando certa dificuldade. 

É certo que, como todo aprendizado, caminhar pode ser difícil a princípio e desencadear uma série de questões se não feita da maneira correta. Bebês costumam caminhar com os pés afastados, pernas arqueadas ou até com os dedos virados. Por isso, é normal que alguns problemas ortopédicos possam surgir, sendo a esmagadora maioria passageira, corrigidas com o tempo e em atenta observação.

A mais proeminente dentre as condições são as pernas arqueadas, algo normal já que a maioria das crianças tem pequenas lacunas entre os joelhos e tornozelos quando estão de pé. Nesse caso, o que é preocupante é caso a criança apresente uma diferença muito pronunciada ou não corrija com o tempo, já que pode indicar um sinal de doença.

Enquanto isso, o bater joelhos é apresentado quando a criança junta os joelhos e uma lacuna se forma entre os tornozelos. É importante lembrar que, entre as idades de dois e quatro anos, uma diferença de até 6cm pode ser considerada normal.

Outras condições muito comuns são aquelas presentes especificamente nos pés, podendo gerar problemas nos joelhos por deixarem uma base irregular.

Lembre-se, é normal que as condições acima se apresentem no início desse desenvolvimento. O que é preciso ficar atento é se esses pontos estão sendo corrigidos ao longo do tempo, ou até se estiverem muito acentuadas. Em todos os casos, o ideal é levar a criança ao pediatra periodicamente para que avalie seu desenvolvimento e descarte qualquer problema. No mais, caso o seja de fato um caso ortopédico, um especialista também deve ser consultado para dar início ao devido tratamento da questão.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br