Itens essenciais em casos de lesões no joelho

A articulação do joelho desempenha um papel fundamental na realização de grande parte das atividades que realizamos no nosso cotidiano. Por conta disso, lesões nessa região costumam ser comuns, e isso pode acontecer tanto pela prática incorreta dessas atividades quanto por outros fatores. É inevitável pensar que ir ao médico seja a melhor solução, já que é ali que receberemos um diagnóstico assertivo e uma solução para certa necessidade que apresentemos naquela consulta. Porém, há casos que certos utensílios que podemos ter em casa poderão já iniciar o tratamento e trazer alívio para a região afligida.

Quando a região lesionada apresentar inchaço, uma compressa fria ou gelo pode ajudar a reduzir o inchaço da área em questão. Isso acontece porque o frio constringe os vasos sanguíneos, reduzindo o fluxo de sangue no local. Tal resultado faz com que não haja acúmulo líquidos, amenizando inflamações e possíveis inchaços e dando ao paciente um efeito analgésico..

Ao contrário do que foi dito anteriormente, as compressas quentes ajudam a aumentar a circulação sanguínea e são mais indicadas para serem usadas em distensões, já que auxiliam no relaxamento muscular e articular. Dessa forma, esse item pode ser útil para auxiliar na melhoria da mobilidade do joelho.

Outro item muito utilizado para ajudar na imobilização do joelho é a faixa de compressão. No geral, ela é responsável por controlar o edema e evitar que líquidos se acumulem na região tratada, acelerando assim o processo de recuperação e de cicatrização. Além disso, ela consegue deixar o paciente mais confortável, já que ajuda o joelho a permanecer em uma posição mais cômoda para que sinta menos dor.

Por último, mas não menos importante, é sempre bom ter por perto uma pomada anti-inflamatória. No geral, são usadas para tratar a dor e diminuir a inflamação de músculos, tendões e articulações e podem trazer um alívio para quem sofreu uma lesão na região do joelho. Esta ação se deve à capacidade de seu composto penetrar no tecido lesionado através da pele e normalizar a permeabilidade dos vasos sanguíneos, diminuindo o extravasamento de líquidos, células e substâncias da inflamação. Importante lembrar que apesar de ser para uso local, haverá absorção sistêmica então se você possui alguma contra-indicação ao uso de anti-inflamatórios não as utilize!

Como sempre, lembre-se que a persistência da incidência de dores e inchaço no local pode ser um alerta do seu corpo para algo mais grave. Nesses casos, procure imediatamente um médico ortopedista especialista em joelho para encaminhar o tratamento mais adequado para o caso em específico.