5 hábitos comuns que acabam com o seu joelho

No nosso dia a dia, as dores nos joelhos são bastante incômodas e podem prejudicar a nossa rotina. Seu desenvolvimento pode ocorrer a partir de diversas maneiras, incluindo má-formação congênita ou até mesmo hábitos e posturas prejudiciais. Esse, em especial, é facilmente identificável e muito mais fácil de ser tratado se corrigido a tempo.

No caso do joelho, hábitos como agachamentos errados, falta de alongamento, excesso de peso, sapatos errados e vida sedentária são fatores que, a longo prazo, podem ser prejudiciais para a região. A seguir, veremos cada um de forma individual:

  1. Os agachamentos, quando feitos de maneira errada, podem lesionar tanto a nossa coluna quanto os nossos joelhos. Por isso, é preciso trabalhar todas as articulações em busca de um movimento que não force demais o corpo. Abaixar-se com os joelhos rotacionados ou muito rápido pode levar a lesões dos meniscos, contraturas de variados graus e até lesões nos discos intervertebrais.
  2. A falta de alongamento está presente na vida de muitas pessoas, muito por conta da correria do dia a dia. O resultado é o encurtamento muscular, causando a perda da flexibilidade e da amplitude de movimento. Dessa forma, esse hábito gera o aumento do desgaste das estruturas dos joelhos, aumentando o risco de lesões.
  3. Habitualmente, o joelho suporta carga de duas a três vezes o peso do próprio corpo. Quando temos um excesso desse peso, pode ocasionar problemas nas articulações do joelho e tornozelo. Um deles é a osteoartrite, caracterizada pela perda de cartilagem na região.
  4. Os ditos sapatos errados se referem aqueles com solado raso como chinelos, sapatilhas, rasteirinhas e tênis. Justamente por apresentarem uma sola reta, acabam por não conseguirem absorver o impacto dos joelhos durante a caminhada, corrida ou esportes. Além desse problema, esses tipos de calçados não oferecem suporte para o arco plantar dos pés.
  5. O sedentarismo não é saudável em diversos aspectos. Em especial, os joelhos sofrem muito com esse estilo de vida, já que a falta de atividades físicas pode levar à atrofia dos músculos que os sustentam, bem como há redução da amplitude de movimento.

Além de hábitos que envolvem o corpo físico no espaço, pode-se ter uma lista de alimentos que prejudicam a saúde do seu joelho, principalmente se ele já está lesionado: 

  1. Alimentos ricos em açúcar refinado são desencadeadores de inflamação no nosso corpo. Locais que já estão inflamados tendem a ter a inflamação piorada, aumentando a dor e a velocidade da degeneração da cartilagem. 
  2. A ingestão de gorduras saturadas estimula o tecido adiposo a liberar substâncias inflamatórias, o que acaba piorando o quadro clínico de quem tem dores no joelho.
  3. Estudos relatam que, durante a fritura, o contato do alimento com o óleo em alta temperatura produz toxinas inflamatórias que, quando ingeridas, podem agravar a degeneração de cartilagens.

Por esses motivos, refrigerantes em geral, pizzas, embutidos, sorvetes, margarina e frituras são altamente prejudiciais para quem quer acabar com problemas no joelho e mantê-los saudáveis.

No fim, modificar alguns hábitos trará qualidade de vida para seu corpo e pode ser um grande fator para evitar possíveis lesões. Além das mudanças, o ideal é que todos aqueles que sofrem com dores e que estão à procura de uma melhora procure um especialista para uma avaliação completa da região, recebendo um acompanhamento médico para obter resultados melhores e muito mais rápidos.