Osteoporose nos joelhos

A osteoporose é muito comum e se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos com maior predisposição a fraturas e deterioração da microarquitetura óssea. No geral, por conta da redução nos níveis do hormônio estrogênio no corpo, essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio, resultando em um enfraquecimento dos ossos. Além disso, também é descrita como a quebra no equilíbrio entre osteoblastos e osteoclastos, com redução na formação de osso novo ou aumento na reabsorção óssea.

Curiosamente, o principal fator de risco para o desenvolvimento da osteoporose é genético, sendo que cerca de 70% das mulheres que a desenvolvem são descendentes de mães com história clínica de fraturas. Contudo, infelizmente, esses fatores genéticos são pouco conhecidos e incluem variações alélicas de genes, como o receptor da vitamina D, os receptores estrogênicos, os do pró-colágeno, entre outros. No entanto, é fato conhecido que as mulheres são muito mais suscetíveis ao desenvolvimento de osteoporose do que os homens, além da idade também estar associada como um importante fator para seu desenvolvimento.

Dessa forma, quando o assunto é o joelho, esse quadro pode apresentar-se como um grande risco para o paciente, visto que não há a apresentação de sinais clínicos precocemente, descobrindo-se após a ocorrência de uma fratura. Por isso, o ideal é que sejam feitos exames de rastreio anual para que ela seja diagnosticada a tempo de se evitar tais consequências. Dessa forma, é essencial avaliar os pacientes que apresentam indicação de investigação e quais são os fatores de risco, não só para osteoporose, mas também para o desenvolvimento de fraturas.

Claro que, na verdade, a melhor solução será sempre a prevenção. Para isso, nesse caso, expor-se ao sol da manhã regularmente, não fumar, evitar o consumo de café e bebidas alcoólicas, exercitar-se e ter uma alimentação rica em cálcio e vitamina D são passos para prevenir-se do desenvolvimento da osteoporose. Além disso, para que haja menos chances, é sempre bom atentar-se para quedas e batidas na região do joelho, para que não haja possíveis lesões.

Há diversos tratamentos que podem ser estabelecidos por um médico especialista com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente. Para isso, é importante que a pessoa tenha um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios e com acompanhamento para o uso de suplementos ou medicamentos que ajudam no processo de absorção de cálcio e formação da massa óssea.