Condromalacia Patelar

Tecnicamente, o termo Condromalácia Patelar remete a um amolecimento da cartilagem que reveste a patela. No Brasil o termo vem sendo utilizado de forma  cada vez mais abrangente para se referir as dores oriundas da articulação entre a patela e a tróclea femoral, sem necessariamente haver um desgaste da cartilagem.

A Condromalácia Patelar é considerada a principal causa de dor crônica da parte anterior do joelho, que por vezes é denominada de Síndrome Patelo-femoral. Estima-se que a patologia acometa entre 70% a 80% da população mundial.

Sintomas da Condromalácia

A Condromalácia Patelar assim, como a Condropatia Patelar, é uma doença com progressão  lenta. No geral, o quadro começa com um vago desconforto na parte anterior do joelho com a dor se intensificando após a realização de atividades como correr, pular, descer escadas, entre outros. Não é raro irradiação da dor para parte posterior do joelho. 

Com a progressão da doença, a articulação do joelho pode começar a inchar, reduzindo a força muscular do quadríceps. Aliado a este quadro há também a reclamação de falseio do joelho e estalos na articulação.

A atrofia muscular do quadríceps torna-se intensa nos estágios mais avançados da doença e o paciente vivencia uma perda de movimento e brusca queda em sua qualidade de vida. 

Tratamento da Condromalácia Patelar

O tratamento dessa patologia raramente é feito de forma cirúrgica, em geral é baseado em uma lógica onde: primeiro controla-se a dor, em seguida se inicia a busca pela melhora na mobilidade e força local.

Passado o estágio inicial do tratamento, a recuperação da força e do controle das estruturas ao redor do joelho é a prioridade. É fundamental uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta e educador físico habilitado.