Ligamento Cruzado Anterior

Uma das  mais comuns do mundo mundo do futebol, Lesão do ligamento Cruzado anterior, consiste na ruptura ou estiramento do ligamento. Para a recuperação completa das funções do joelho, na maior parte das vezes faz-se necessário uma intervenção cirúrgica.

Nosso joelho é formado pelo encontro de 3 ossos, que são eles o osso da coxa, da tíbia, e a patela, que fica a frente da articulação . Estes,  interligam-se por meio de 4 principais complexos ligamentares que agem como fibra resistentes que estabilizam o joelho e mantém os ossos unidos

 

Os Ligamentos Cruzados, como o próprio nome já diz, cruzam-se no interior do joelho em formato de X, onde o anterior fica a frente e o posterior atrás. Estes controlam o movimento do joelho para frente e para trás, e impedem que a tíbia se desloque em relação ao fêmur . 

Existem diversos motivos para a lesão do ligamento cruzado anterior, como mudança repentina de direção, parada brusca, contato direto ou colisão em meio a um esporte, ou até mesmo um apoio incorrecto dos pés após um salto.

 

Estudos demonstram que estas lesões têm maior incidência em atletas de alta performance do sexo feminino justificando essa disparidade por alterações anatômicas como diferença do tônus muscular e no controle neuromuscular, dentre muitas outras.

 

Além de muito dolorosa, a lesão do ligamento cruzado anterior é bem característica, onde é possível até ouvir um estalo e sentir a sensação de deslocamento do joelho em questão. Contudo, uma série de outros sintomas são característicos da lesão como:

 

  • Dor e inchaço da Perna em até 24 horas após a lesão

  • Redução da amplitude de movimentação

  • Sensibilidade na articulação

  • Desconforto ao caminhar

  • Sensação de instabilidade 

 

O diagnóstico é feito através de uma bateria de exames, clínicos e de imagem, onde primeiramente o médico ortopedista avalia a integridade da articulação, através do exame físico e da anamnese. Em seguida, faz-se necessário uma radiografia e ressonância magnética para o melhor diagnóstico. 

 

Vale a pena ressaltar que geralmente, as lesões de ligamento cruzado anterior estão associadas a outros danos a articulação, como ao menisco, a cartilagem e outros ligamentos . Por isso, na maior parte das vezes faz-se necessário um procedimento cirúrgico para a completa reabilitação da articulação.

Dado a complexidade da lesão do ligamento cruzado anterior e de todos seus desdobramentos, é ideal que o paciente busque sempre um médico ORTOPEDISTA, e de preferência, especialista em JOELHO, para o melhor tratamento da lesão.
O tratamento da lesão é essencial para prevenir complicações futuras. 


Lembre-se, somente um especialista é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a lesão. Entre em contato e marque já sua consulta!