Cama elástica: benefício ou um problema para os joelhos?

Você já ouviu falar de power jump ou jump fit? Tanto um quanto o outro apresentam o uso do mini trampolim (ou conhecida também como cama elástica) e estão cada vez mais se tornando uma febre nas academias. Isso porque aqueles que a recomendam prometem aulas dinâmicas, divertidas e com melhoras no condicionamento respiratório e físico.
Mas afinal, o que profissionais de ortopedia especialista em joelho têm a dizer sobre essa prática?
Em suma, o exercício pode sim atuar no benefício da região. De acordo com um estudo da Universidade de Oklahoma (EUA), a lona elástica consegue absorver aproximadamente 87% dos impactos. Dessa forma, tais exercícios fortalecem a região de musculatura flexora do quadril, que é fundamental para proteger os joelhos e tornozelos por entregar maior estabilidade do corpo.
No entanto, seu uso inadequado pode levar a uma série de problemas, como fraturas, lesões nos ligamentos, contusões e outros traumas. Para evitar isso, alguns cuidados são reforçados pelos especialistas, como a orientação de um profissional na hora do uso e o aquecimento prévio da região, com exercícios de alongamento.
Caso você já apresente algum problema na região em específico desse texto, o uso desse aparelho não é recomendado por alguns fatores, sendo eles sua instabilidade e sua especificidade.
O primeiro se refere às coreografias com diversidades de movimentos realizados em cima de uma plataforma instável, alimentando o risco de torções. Já o segundo trata sobre a principal característica fisiológica da aula que é a melhora do condicionamento cardiorrespiratório, ou seja, o seu joelho e o fortalecimento dele não é o foco dos exercícios propostos.