Prótese de joelho em maiores de 70 anos

Há casos de tratamento de artrose no joelho em que a mesma se encontra no paciente em um estado totalmente avançado, em que não há controle suficiente dos seus sintomas a partir de tratamentos simples. Quando isso acontece, muitas vezes o ortopedista precisa recorrer a uma cirurgia de prótese na região. 

Diferente do que muitas pessoas imaginam, tal cirurgia não retira todo o joelho, na verdade, a maior parte da estrutura original é preservada. Em geral, ela é realizada com componentes artificiais de metal e polietileno que são colocados no lugar de uma superfície articular desgastada. Basicamente, ela é especialmente projetada para restabelecer a função do joelho.

Há dois tipos de procedimentos como opção de uso nessa cirurgia. A artroplastia total do joelho faz a substituição de toda a superfície do fêmur e da tíbia, enquanto a artroplastia parcial substitui apenas um dos compartimentos do joelho, quando o desgaste é limitado a apenas uma parte do joelho.

É comum que, por ser uma cirurgia, muitos pacientes ficam com receio de realiza-la por entender sua idade como um fator de risco. Nesse procedimento em específico, podem acontecer infecções maiores ou profundas, que demandariam outra cirurgia e a remoção da prótese (o que é muito raro, ocorrendo em menos de 2% dos pacientes). Além disso, a formação de coágulos sanguíneos nas veias são uma das complicações mais comuns, mas são evitados com a administração temporária de remédios anticoagulantes. Como pode ver, apesar das possíveis complicações, a idade segue não sendo um fator de risco estatisticamente relevante desde que o paciente seja bem preparado. 

Na maioria dos casos, a diminuição intensa no incômodo causado pelo joelho e o aumento da capacidade para atividades do dia-a-dia é alcançado com a cirurgia. Dessa forma, permite uma vida diária plena para quem se submete ao procedimento. No entanto, após a cirurgia, não são recomendadas atividades físicas intensas como corrida, saltos e giros rápidos. Apenas atividades leves são permitidas, como caminhadas, ciclismo, dança,  musculação, pilates, natação, entre outras.