Exercícios para manter o joelho saudável

Já falamos em posts anteriores em como o joelho funciona no corpo como o principal dissipador de energia cinética. Dessa forma, pode-se dizer que qualquer impacto ou força de explosão passa por esta articulação. A negligência em manter uma rotina saudável para essa área pode causar uma falta de preparo muscular. Dessa forma, a chance de causar uma sobrecarga com lesões a cartilagens, tendões e à membrana dessa região é imensa.

Claro que, como a maioria dos exercícios possuem algum impacto nos joelhos, a lista é grande das possibilidades de como ganhar alguma lesão ao tornar-se ativo em uma dessas atividade. Contudo, tudo depende de como está a situação do seu corpo no momento e como os movimentos são realizados, ou seja, não é todo exercício de impacto que afetará a saúde do seu joelho, mas sim a sua execução final.

Não há dúvidas que ao criar uma rotina para seu corpo você priorizará resultados satisfatórios. Com o joelho essa regra não é diferente, pois alguns hábitos podem ser aliados para alcançar um estado satisfatório dessa região. Dicas como fortalecimento do joelho e quadril são as mais disseminadas entre especialistas, mas também ter um controle de peso, melhorar o equilíbrio e não cometer exageros também podem ser importantes para alcançar o resultado esperado.

Alguns exercícios estão nas listas dos mais indicados para ajudarem a alongar a região e fortalece-la. Contudo, antes de cita-los, é importante afirmar a importância de se ter um acompanhamento profissional na hora de realizar cada um, para que não ocorra nenhuma lesão. Nesse contexto, as melhores atividades que podem ser executadas e que ajudam a melhorar a saúde do seu joelho são: agachamentos em geral, extensão de perna em três apoios, flexão de perna e pé, ponte, abdução deitado.

Extensão de perna em três apoios.
Flexão de Perna.
Agachamentos.
Abdução deitado.

Problemas de dores nas articulações e nos músculos do joelho também podem ser resolvidos com métodos mais leves. Nem sempre eles são os mais eficientes com resultados imediatos, mas inseridos na rotina descrita anteriormente podem se tornar um grande aliado para quem convive com dores nessa região. Um desses métodos está ligado à sua alimentação, pois com uma dieta bem balanceada é possível que ela se torne um combatente às dores, melhorando sua qualidade de vida.