Lipoma arborescens no joelho

Você já ouviu falar de uma lesão nomeada lipoma arborescente? Provavelmente não, pois é uma condição rara e de causas ainda desconhecidas. Benigna e intra-articular, ela é caracterizada pela substituição difusa do tecido sinovial por adipócitos maduros, originando uma proliferação vilosa lipomatosa da membrana sinovial.

A doença é mais comum atingir pacientes entre 40 e 50 anos de idade, sem preferência por sexo. Porém, apesar de pouco frequente em jovens, a lesão pode também estar associada a doenças inflamatórias crônicas como a artrite reumatoide juvenil.

A suspeita do quadro começa a partir do momento que o paciente relata uma história clínica de derrames articulares frequentes, dores e aumento de volume na região suprapatelar. O início da lesão é insidioso e seu desenvolvimento pode durar meses ou até mesmo anos, sendo que a dor no joelho costuma aparecer quando o aumento de volume da tumefação atinge um tamanho significativo, geralmente intermitente e difusa.

Na hora da investigação, a radiografia pode parecer normal ou demonstrar alterações não específicas, como aumento de partes moles ou alterações degenerativas. Por isso, a ressonância magnética é o principal exame para diagnóstico.

O lipoma arborescente é uma condição que não requer um tratamento agressivo, a menos que o paciente seja sintomático. Dessa forma, é indicado para essa lesão uma sinovectomia química ou cirúrgica, descrita por via artroscópica. Apesar de poucos casos terem sido publicados, o procedimento que aqui é recomendado apresenta uma boa evolução no período de até dois anos, além de menor mobilidade quando comparados aos casos em que foi feito tratamento convencional aberto.

Apesar de estarmos falando de um caso raro, qualquer tumefação que venha se manifestar na região do joelho deve sempre ser investigada, mesmo que seja pequena e indolor. Para garantir que seu tratamento seja mais rápido, menos traumático e mais eficaz, o melhor é que o paciente se consulte com um médico ortopedista especialista em joelho, garantindo inclusive uma avaliação precoce do caso em questão.