Cistos do Joelho, como tratar.

Cistos são lesões constituídas de uma cavidade preenchida por líquido que é como uma pequena bolsa, de forma redonda e cheia de líquido. Ele pode crescer e se tornar visível a olho nú ou eventualmente com exames (como ultrassonografia ou ressonância magnética) para identificar sua presença, ou apenas por exames de imagem.

Em alguns casos, os cistos podem desaparecer por conta própria sem qualquer tratamento, em outros casos, o cisto pode crescer muito e ser muito desconfortável. Ciclos alternados são ainda comuns quando o cisto é maior ou menor. Na maioria das vezes cistos no joelho são benignos, uma vez que são formados pelo acúmulo do líquido sinovial, e não por tumores.

Porém, é sempre importante avaliação médica para excluir lesões mais agressivas que podem ter aspecto semelhante a cistos sinoviais.

Os principais tipos de cistos encontrados são:

O cisto de Baker: que pode ser também conhecido como cisto da fossa poplítea, é uma tumoração que surge na parte de trás do joelho devido ao acúmulo de líquido da articulação, causando  eventualmente dor e rigidez, que pioram ao esticar a perna ou durante a atividade física.

Cistos Meniscal ou cisto parameniscal: São cistos formados nos meniscos ou ao lado dos meniscos. Em geral, estão relacionados a lesões meniscais, que permitem o escape de líquido da articulação para o cisto.

Cisto Gangliônico intra-articular: São bolsas de líquido sinovial, frequentemente próximas aos ligamentos internos do joelho (ligamentos cruzados).

A lesão mais comum é o Cisto de Baker, e seu tratamento deve ser orientado por um cirurgião ortopédico ou fisioterapeuta, geralmente iniciando com repouso articular e tratamento específico para o problema que causou o cisto.

Dependendo do problema que está causando o cisto, seu médico pode recomendar diferentes tipos de tratamento. Por exemplo, no caso de artrite, um cirurgião ortopédico pode recomendar medicamentos anti-inflamatórios ou corticosteróides, também podem ser indicados alguns métodos para alívio da dor causada pelo cisto, o médico pode ainda recomendar o uso de meias de compressão, aplicação de compressas geladas, remédios anti-inflamatórios e analgésicos, receitados pelo médico, como paracetamol e ibuprofeno, sessões de fisioterapia ou em casos mais graves em que a dor é muito forte ou o cisto de Baker é muito grande, pode ser necessário recorrer à cirurgia para retirar o cisto.