Como ter uma boa recuperação da cirurgia de joelho

Antes de realizar qualquer procedimento no joelho é fundamental que o paciente informe-se com seu cirurgião sobre todos os aspectos. Falando em cirurgia no joelho, uma das questões mais fundamentais é a recuperação. 

Pensando nisso, separei algumas dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença na boa recuperação de seu joelho. Confira aqui:

Os primeiros dias são fundamentais!

O chamado pós-operatório recente é uma das questões que mais gera dúvida em meus pacientes. Não há razão para medo.  O procedimento é todo feito com amparo de uma equipe especializada e  toda a segurança. 

No hospital, logo  após a cirurgia você receberá medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos injetáveis. Ao receber alta você continuará seu tratamento, agora em casa e via oral; 

Junto a estes você também receberá orientações e medicamentos que evitam a trombose, caso indicados. É de fundamental importância que você siga a risca a prescrição médica. 

Mantenha-se em repouso

Ao recuperar-se de uma cirurgia no joelho é fundamental que você mantenha-se em repouso pelo tempo indicado pelo médico. Não tente apoiar o pé no chão ou mesmo aplicar o peso corporal sob o joelho recém operado caso seja orientado a não fazê-lo.

 Evite colocar qualquer almofada embaixo do joelho e mantenha sempre a perna esticada e elevada quando em repouso. Busque realizar os exercícios de respiração passados por seu médico ou fisioterapeuta quando indicados. 

Foco na Fisioterapia!

Ao contrário do que muitos pensam a fisioterapia deve ser iniciada logo após a cirurgia de joelho. Progressivamente você notará uma redução da dor e inchaço e irá recuperar o arco de movimentação da articulação.

Logo no pós operatório (ou até mesmo antes da cirurgia) um fisioterapeuta capacitado deve ser procurado.  É muito importante que você siga a risca o plano criado pelo profissional e respeite sua progressão. 

é fundamental que você não falte suas sessões de fisioterapia e mantenha sempre a frequência indicada. Ah, não se esqueça de realizar os exercícios de casa para a complementação de seu tratamento. 

Eu particularmente tenho um protocolo de exercícios que compartilho com meus pacientes de acordo com o tipo de cirurgia.

Fique sempre de olho nos curativos

A manutenção do curativo pós operatório é importantíssima para evitar possíveis complicações com a ferida operatória ou uma possível infecção cirúrgica. Separe sempre um momento no dia para a troca do curativo, feita sempre de forma asséptica. 

Siga sempre as orientações de seu médico em relação ao  banho. De forma alguma mantenha a ferida cirúrgica e só retire o curativo na hora de limpar. Ao contrário do ditado popular sua ferida NÃO precisa respirar. 

O gelo no pos operatorio funciona com analgesico e anti-inflatorio local. Cuidado para não ferir a pele colocando diretamente, utilize um pano fino como proteção e nao deixe por mais do que 20 min por sessão. 

Estas foram algumas dicas para a boa recuperação de uma cirurgia no joelho. Para mais informações e conteúdos acompanhe sempre o blog!