LCP

LCP

O Ligamento Cruzado Posterior consiste em uma estrutura fibroelástica que se origina na região posterior da tíbia e cruza o joelho para se inserir no côndilo femoral medial, dando assim o seu nome característico “cruzado”. Esse tecido tem como principal função restringir a translação posterior da tíbia em relação ao fêmur e também em movimentos rotacionais. 

Lesão do LCP

Apesar de menos comuns que as lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), as lesões do LCP também são bastantes comuns. Geralmente são frutos de traumas causados por impacto direto na parte anterior da Tíbia, principalmente quando o joelho encontra-se dobrado a 90°, sendo mais comum em acidentes de carro mais graves. 

Normalmente esta lesão está associada a problemas com outras estruturas da articulação do joelho, como a lesão do corno posterior do Menisco, além é claro da cartilagem articular. As lesões do LCP podem ser classificadas mais comumente em 3 graus:

Lesão de Grau I: Onde há uma translação do osso da Tíbia em relação ao Fêmur, de até 0.5cm;

Lesão de Grau II: Neste caso, a translação de um osso em relação ao outro é de até 1,0cm;
Lesão de Grau III: Aqui, há uma gravidade maior na lesão onde a translação entre os ossos é maior que 1,0cm. 

Tratamento:

O que determina o tratamento escolhido pelo médico ortopedista é o grau da lesão.Em casos mais brandos, um tratamento conservador com repouso, imobilização e gelo é o suficiente. Já em casos onde este tratamento não se faz efetivo, ou em lesões mais graves, é necessário um procedimento cirúrgico para a plena recuperação do paciente.

Quer saber mais?

Acompanhe minhas redes sociais e fique informado!