Mosaicoplastia no joelho

Mosaico é conhecido por ser uma arte decorativa que consiste na reunião de pequenas peças para formar uma grande figura. Dessa forma, a mosaicoplastia de joelho é uma modalidade de transplante o qual pequenos segmentos (chamados de plugs) contendo cartilagem e osso são retirados de áreas sadias e implantados nas áreas doentes.

Nesse sentido, a mosaicoplastia é definida como uma forma de solucionar as lesões de cartilagem que acabam afetando a qualidade de vida de um indivíduo.

Pode-se dizer que esse procedimento é comum quando falamos de casos que envolvem lesões na cartilagem, ocorridos por traumas (como contusão, queda de altura ou entorse),especialmente em pacientes jovens.

A capacidade de regeneração da cartilagem é limitada, pois a célula presente (condrócito) não se multiplica então acaba se formando um tecido de cicatrização local (fibrocartilagem) que é inferior a cartilagem normal. Nas áreas onde o peso do corpo passa (área de carga) isso pode gerar um processo degenerativo no futuro (artrose).

 Na mosaicoplastia basicamente retiramos cartilagem do próprio joelho, de uma área onde não há carga e colocamos no local da lesão, em área de carga.

Estudos e seguimentos sugerem que a mosaicoplastia do joelho proporciona melhora em escores de funcionalidade e dor em relação ao momento anterior ao procedimento, em pacientes com lesões sintomáticas e com a espessura da cartilagem comprometida. 

Contudo, é evidente que, no fim do procedimento, há a possibilidade de reconstrução de uma cratera articular, permitindo que se crie uma nova superfície de cobertura, constituída por cartilagem e fibrocartilagem de aceitáveis qualidades plásticas e de efetividade duradoura. A grande limitação a indicação se refere ao tamanho da lesão a ser coberta pois há um limite de cartilagem doadora disponível.

Após o procedimento, no pós-operatório, o paciente deve caminhar com o auxílio de um par de muletas, evitando soltar o peso no joelho operado por, pelo menos, seis semanas. A realibilitação com fisioterapia, posteriormente musculação e manutenção do peso corpóreo adequado são fundamentais para o resultado a longo prazo.