O joelho e seu desenvolvimento embrionário

É muito curioso o desenvolvimento do corpo humano durante o período gestacional. Ao longo dos anos, encontramos algumas informações importantes que podem ajudar a desvendar problemas futuros contidos no próprio período de desenvolvimento do ser humano.

Uma curiosidade interessante que nos ajuda a entender como funciona o corpo humano nesse estágio é justamente a rotação dos membros, que acontece à medida que o embrião muda de um disco plano para uma estrutura tridimensional. No caso dos membros inferiores, na 4 semana os brotos dos membros emergem do plano coronal, na 6 semana movem-se em direção ao plano sagital e entre a 6 e a 8 semana acontece a rotação medial de 90 graus. É durante esse processo que podemos acompanhar o surgimento de doenças relacionadas à má formação.

Apesar dessa análise, o joelho propriamente dito passa a ser identificável apenas por volta da 13 semana de gestação, já que é nesse momento que a região acaba por separar-se de forma articular dos pés, ou seja, passam a ser formados por articulações distintas possibilitando maior movimentação do feto no útero. Além disso, é nessa fase que encontramos um alongamento dos braços e das pernas, o começo do desenvolvimento ósseo da costela e a formação da glândula tireóide.

Chegando no último mês de gravidez, entre as semanas 37 e 40, é quando começamos a encontrar mais gordura acumulada, especialmente em torno dos joelhos. Nesse momento, já estamos diante de um feto que começa a se encaixar na pelve da mulher, preparando-se para o momento do parto.

Para concluir, podemos perceber que o alinhamento dos membros inferiores das crianças passa por diversas fases. Dessa forma, é comum que elas apresentem pernas arqueadas até os dois anos, com os joelhos afastados um do outro, o que chamamos de Genu Varo. Por fazer parte da formação do bebê, estas alterações são geralmente iguais dos dois lados, sutis e não causam dores ou incapacidades aos pacientes.

Dessa forma, se o seu bebê se encaixa nessas questões, não há necessidade de alarde. Contudo, caso fuja da normalidade, o ortopedista pediátrico ou um ortopedista especialista são os profissionais mais indicados para avaliar e diagnosticar as alterações do desenvolvimento dos membros das crianças.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br