Crossfit e o joelho

Provavelmente você já ouviu falar no crossfit, um método recente de treinamento físico que vem ganhando popularidade desde sua criação. No geral, é composto por exercícios de levantamento olímpico, movimentos ginásticos e de condicionamento aeróbio, os quais podem ser executados em alta intensidade. Porém, você já ouviu falar na ligação entre lesões no joelho e a prática dessa atividade?

Flexões repetidas durante exercícios de alta intensidade como levantamentos olímpicos, lunges, pliometria, corrida, dentre outros exercícios que englobam o crossfit são comuns em causas de problemas ligados ao joelho. Isso acontece porque, como todo o exercício, esse quadro é adquirido ao executar as atividades de forma incorreta ou excessiva. No crossfit, em específico, encontram-se dentre as mais comuns as lesões músculo esqueléticas, lesões ligamentares ou até rabdomiólise. No entanto, a mais recorrente acaba por ser a dor patelofemoral, um desconforto ou dores nos joelhos, particularmente em torno da rótula.

Um dos principais questionamentos recebidos pelos pacientes acerca desse assunto é sobre como prevenir-se no crossfit, ou até mesmo se sua prática é permitida para quem já possui alguma lesão na região. Por se tratar de um esporte de natureza competitiva e de alta intensidade, que inclui exercícios realizados em alta velocidade, grande número de repetições, grande amplitude e tempo de descanso limitado, a melhor recomendação é que o paciente tenha sempre um acompanhamento médico e siga as orientações à risca, dentre elas:

  • Observar com atenção os movimentos e a postura do seu instrutor na hora da demonstração.
  • Ficar atento ao que seu corpo suporta, não exagerar.
  • Trabalhar bem a flexibilidade e mobilidade corporal (principalmente a dos membros inferiores)
  • Manter o joelho fortalecido e estabilizado na hora da execução dos exercícios.
  • Caso sinta dores ou inchaço, diminua a intensidade dos exercícios ou, se as dores e ou incômodos forem fortes, parar imediatamente e procure seu ortopedista.

Apesar dessas dicas gerais, cada caso é único e particular. Por isso, antes de aderir a essa atividade de grande impacto, converse com seu ortopedista especialista de confiança.

Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.

👨‍⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br