Você sabe como utilizar bengala ou muleta para problemas no joelho?

A bengala é um instrumento muito característico quando representamos pessoas idosas, já que é fato que sua função seja ajuda-los a evitar que a carga de seus próprios corpos durante o movimento prejudique sua estrutura óssea e articular. No entanto, não são todos que necessitam desse dispositivo e nem sempre quem precisa pertence a essa faixa etária. As bengalas são um suporte leve que assiste em caminhadas e transfere o peso para seu pulso ou antebraço.

Recentemente, estudos relatam que o uso da bengala é indicado para pacientes que apresentam artrose no joelho, já que sua finalidade também é diminuir o peso aplicado no joelho artrósico durante a marcha. Essa conclusão foi feita a partir da observação de sua eficácia para o tratamento da doença em questão, já que 20% do peso incidido no joelho pode ser aliviado com o seu uso.

No entanto, o paciente que busca a melhora de sua condição pelo uso da bengala deve procurar usa-la da maneira correta. A altura do dispositivo em relação ao seu corpo deve ser aquela cujo cabo está no mesmo nível do punho. Além disso, é de suma importância que ela seja usada no lado contrário ao joelho artrósico. Isso é indicado pois, quando os seres humanos andam, avançam com os pés e balançam as mãos ao mesmo tempo para lados opostos. Manusear uma bengala na mão contrária à lesão replica o movimento natural do braço.

Em geral, quem tem artrose e inicia o uso do dispositivo sente uma mudança brusca em sua qualidade de vida. Isso porque a maioria relata que sentem menos dores que antes, não sendo necessários a ingestão de tantos anti-inflamatórios para controlar a dor. Além de tudo, exames comprovam que seu uso pode inclusive diminuir a velocidade do desgaste da cartilagem dos joelhos.

Ao todo, muitos são os tipos de bengalas presente no mercado e a grande dúvida sempre acaba por surgir na hora da compra. No geral, são diferenciadas a partir de seu material, o formato do cabo, a possibilidade de ajustes, o formato e material da ponteira. Apesar de tanta variedade, a função desempenhada por ela é a mesma, tornando-se uma opção do consumidor na hora da compra de escolher o modelo que melhor lhe atende em questões funcionais. Lembrando que a opinião de um especialista na área é importante nesse caso, pois se o paciente apresenta outros problemas que influenciam no uso do dispositivo, a escolha deva ser específica para o quadro.

O uso do instrumento pode parecer estranho para o corpo em um primeiro momento, mas com o tempo torna-se quase natural. O jeito correto pra caminhar com ela é, ao dar um passo para frente usando a perna lesionada, mover a bengala na mesma direção ao mesmo tempo que coloca seu peso sobre ela. Lembre-se de que não é necessário seu uso para dar passos com sua perna boa, apenas quando for a vez de movimentar a perna com o joelho lesionado.

Um procedimento para o tratamento da artrose, por exemplo, é a Viscosuplemantação, que nada mais é do que uma injeção de ácido hialurônico no joelho que esteja enfermo. Essa técnica tem como objetivo restabelecer o equilíbrio nutricional da articulação. Entenda tudo sobre esse procedimento, clicando aqui.