Tipos de Enxertos Ligamentares

A cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior visa substituir o ligamento rompido por um enxerto, que com o passar do tempo sofre um processo de ligamentização, assumindo pouco a pouco as características do tecido original

Preparo do enxerto antes da realização da cirurgia

Dentre os mais variados tipos falaremos sobre os 4 principais tipos, Confira aqui:

Autoenxerto de tendão patelar

Esta categoria de enxerto é caracterizada pela origem do material, retirado do terço tendão central patelar, junto com um bloco ósseo de patela. Este enxerto tem uma fixação mais forte e rápida por ser de osso com osso , tornando-se o padrão de muitos cirurgiões. 

Por outro lado, tende a ser mais doloroso nos primeiros dias, onde há um grande potencial de dor no local de onde o enxerto foi retirado, podendo manter-se a longo prazo.

Autoenxerto de tendões isquiotibiais (tendões flexores)

O enxerto proveniente dos tendões flexores (também chamados de isquiotibiais) é  o mais utilizado atualmente para o tratamento da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior.

Suas principais vantagens são o tempo reduzido de pós operatório, e o risco menor de dor no joelho,  principalmente quando comparado com o enxerto proveniente do Tendão Patelar.

Contudo como cicatrização é de tendão com osso deve-se aguardar período ligeiramente maior para retorno às competições. 

 Autoenxerto de tendão do quadríceps

Esta modalidade de enxerto vem vivenciando um crescimento exponencial por fornecer um bloco ósseo também. Ele é mais forte e mais grosso que o patelar, facilitando sua retirada. Muito utilizado em casos de revisão e lesões multi ligamentares onde se precisa de mais de um enxerto. 

Aloenxerto (enxerto de cadáver)

Esta modalidade é pouquíssimo utilizada no Brasil devido a pouca disponibilidade de banco de tecido e baixa aceitação dos pacientes. Como o próprio nome diz, o enxerto é proveniente de um cadáver.

Esta modalidade é mais utilizada nos casos onde há necessidade de revisão cirúrgica ou lesões multi ligamentares.  

Para realização de procedimento com aloenxerto   é necessário cadastro da equipe no banco de tecidos. Nosso grupo possui tal cadastro e dispomos dessa opção para nossos pacientes. 

Lembre-se, para o tratamento e diagnóstico correto procure sempre um ortopedista ESPECIALISTA em joelho!