Por que operar com um especialista? Um estudo de caso

Precisamos falar sobre as operações de joelho. Atualmente, muitos pacientes não entendem a importância de se consultar e operar somente com um médico especialista. Pensando nisso, separei um caso recente, que ilustra como um profissional certificado faz toda a diferença. Confira:

O caso

Há algumas semanas, recebemos em nossa clínica um jovem paciente que queixava-se de fortes dores no joelho e de uma redução na amplitude dos movimentos da articulação. Após a primeira consulta, verifiquei que este havia realizado um procedimento de reconstrução ligamentar há alguns anos, que não havia evoluído de forma satisfatória.

Com isto, ele iniciou uma verdadeira peregrinação, visitando inúmeros médicos durante os anos, sempre com a mesma queixa, mas sem nenhuma resolução. Mediante o diagnóstico por ressonância  de  artrofibrose fibrose leve, os colegas médicos consultados anteriormente, realizaram 4 artroscopias para o desbridamento, porém sem sucesso. 

E agora, o que fazer?

Claramente frustrado, o paciente buscava uma solução para esse seu problema que já se estendia por tempo demais. Sonhava em voltar a jogar futebol, coisa que já não conseguia. Levando em consideração toda essa situação, a equipe de qual faço parte resolveu avaliar minuciosamente os exames de imagem.

Visão artroscópica: túnel femoral em posição incorreta.

Descobrimos onde estava o problema: ao realizar a sua cirurgia de reconstrução de ligamento cruzado, houve um erro técnico no reposicionamento de seu túnel femoral, causando dor e restrição de movimento. Decidimos levá-lo ao centro cirúrgico, onde obtivemos a confirmação de nossa suspeitas através de vídeo.

Como resolvemos?

Após ter constatado o erro, partimos para a cirurgia de revisão ligamentar. Retiramos o antigo enxerto, trocamos por um novo em posição adequada  e corrigimos o problema. Até o momento o paciente vem evoluindo muito bem, suas dores já são menores e já é possível observar uma retomada de seu movimento articular.

Visão artroscópica: túnel femoral antigo a esquerda e novo enxerto em posição adequada à direita. 

Esse breve relato é algo relativamente  corriqueiro no dia a dia do médico especialista. Muitas vezes, por falta de informação, pacientes acabam não optando pelo melhor profissional.

Na hora de operar, é muito importante sempre procurar um médico com os devidos títulos de especialidade, boas referências e de preferência que trabalhe em grupo com outros colegas habilitados.